Fotografia básica – ISO

Olá meninas!

Vou confessar hoje que já faz muito tempo que eu fiz meus cursos e não lembro exatamente a ordem em que as coisas foram me ensinadas, hein? Mas eu vou fazer aqui de um jeito que talvez seja mais simples de entender. TALVEZ. Vou falar uma coisa em cada post, e depois fazer um resumão juntando tudo, tá bom? Uma coisa depende da outra, mas quero ensinar separadamente pra ficar bem claro!

O ISO é a sensibilidade do sensor da câmera à luz. Quanto menor o número, menor a sensibilidade. Quanto maior, maior sensibilidade, é claro.

Ok, simples assim? Nem tanto. Um ISO baixo não capta tanta luz, portanto a foto fica mais escura. É ótimo pra fotos externas, por exemplo, que você não vai precisar que capte tanta luz já que está no sol ou bem claro. O ISO alto gera muito ruído, e claro que isso também depende da câmera. Algumas mais potentes suportam melhor um iso mais alto. A minha, por exemplo, em 1600 geralmente já deixa ruído.

Quanto mais escuro seu ambiente, maior será seu ISO. Porém, não depende apenas do ISO, e é por isso que eu vou fazer um post juntando todos os ítens pra explicar melhor, ok? Por enquanto levem apenas o ISO em consideração.

Em muitos casos o ruído que o ISO alto causa atrapalha, e em muitos pode até dar um charme à fotografia. A maioria dos fotógrafos não gostam muito, mas se souber usar no contexto, dá super certo. 😉

Tirei algumas fotos que acho que pode ajudar a deixar bem claro isso, vê só:

iso

Lembrando que usei as mesmas configurações para todas as fotos, mudei apenas o ISO. Então toda a diferença que vocês viram é graças ao ISO. O foco ficou diferente nas fotos porque eu mexi a câmera, mas foquem na claridade (sem trocadilhos, haha).

iso_ruido

Dei um zoom na foto do ISO 100 e na do ISO 6400 pra vocês verem a diferença de ruído (dei MUITO zoom, hein? Deu até uma pixelizada de leve hahahaha ).

Bom meninas, por enquanto é só isso. Como eu já disse, o ISO varia muito de acordo com as outras configurações da câmera, mas como eu quero deixar tudo beeeem separadinho pra vocês, é isso! Mas podem ter certeza que vai complicar um pouquinho depois 😉 hahaha.

Espero que tenha ficado claro até aqui! Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários. ❤

Anúncios

11 thoughts on “Fotografia básica – ISO

    • É bem útil né? Melhora bastante a qualidade.. cada dia mais tem meninas interessadas em fotografia por causa de blog, então resolvi ensinar um pouquinho hahaha, é um bom jeito de fazer uma revisão também 😛
      Beijosss

  1. Pingback: Fotografia Básica – Velocidade do Obturador | Wondercat!

  2. Pingback: Fotografia Básica – Abertura do Diafragma e Profundidade de Campo | Wondercat!

  3. Pingback: Fotografia Básica – Regra dos Terços | Wondercat!

  4. Um Intruso por aqui. Bacana o que você está fazendo Fábia, vou tentar acompanhar seus posts. O que ainda não ficou claro, e estou procurando saber, é o que cria exatamente esta diferença de luz nas maquinas digitais. A explicação que encontrei tem a ver com o sistema elétrico que mantem a eletricidade… Não entendi nada.

    • Oi Felipe, só agora vi seu comentário! Sabe que eu já pensei nisso? Você quis dizer o que na câmera causa essa diferença na claridade só de mudar o ISO, né? Eu vou ver se encontro alguma coisa e se encontrar, sem dúvidas posto aqui! 🙂

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )