Fotografia Básica – Velocidade do Obturador

Olá! Se você perdeu o que eu falei sobre ISO, clique aqui!

Para começar a falar sobre a velocidade do obturador, primeiro temos que entender o que é obturador.

Vou ficar devendo uma foto melhor pra vocês, mas acredito que com essa que tirei pelo meu celular (da idade da pedra) deve ajudar a entender:
Foto0696

Isso é a minha câmera sem a lente. Estão vendo um “espelho” alí? Ele está fechado. Esse espelho levanta, que é quando a luz entra. A velocidade do obturador, significa a velocidade em que esse espelho vai abrir e fechar. Quanto mais devagar (30s, por exemplo), mais tempo de captação de imagem ele terá e mais luz entrará. Fotos em que a água parece estar em movimento, a velocidade é baixa. Fotos em que a água está congelada, a velocidade é alta.

É estupidez minha mostrar fotos paradas pra demonstrar isso? Nãoooo! O que eu quero mostrar agora, é a interferência de luz graças à velocidade, ok?

obturador1

Então, reforçando: quanto mais tempo o obturador ficar aberto, maior a luz que entrará. Existe também o bulb, que deixará o obturador aberto enquanto o seu dedo estiver clicando. Você pode usar uma velocidade mais rápida ou mais devagar do que as que eu usei pra demonstrar aqui, certo? Mais devagar, você precisará de um tripé, já que com certeza você irá tremer. Mais rápidas, uma boa iluminação. Lembrando que nessas fotos eu alterei apenas a velocidade, sem mexer em outras configurações.

Existem algumas técnicas de fotografia que eu vou ensinar depois, a foto debaixo foi feita por Light Painting, e a velocidade usada foi 13 segundos. Isso mesmo, a foto ficou 13 segundos com o obturador aberto sendo batida:

DSC_0058

Usei um LED pra desenhar a câmera, em um lugar bem escuro. Em 13 segundos meu amigo desenhou a câmera com a luz e foi esse o resultado. =) Bem legal, né?

DSC_0047

Essa foto, demorou 10 segundos para ser feita. Foi no mesmo horário/local que a de cima, então vocês podem imaginar que estava bem escuro, certo? Como ficou bastante tempo com o obturador aberto, deu tempo da luz que estava lá na frente entrar bastante e dar esse reflexo super legal na água da piscina também (coisa que, se fosse em uma foto mais rápida, não ficaria tão nítido). Tirei algumas outras com velocidade baixa em que o céu ficou de um azul tão claro que parecia dia (!).

1 (5)

Em caso de fotos de banda eu deixo a velocidade mais rápida, já que quero congelar a imagem. No caso da foto acima, foi 1/160 seg.

Espero que tenham entendido e gostado. =) Coloquem em prática a velocidade do obturador junto do ISO (dica: fotos com velocidade mais rápida, ISO mais alto) Já dá pra ir configurando usando apenas esses dois pontos, hein?

Anúncios

7 thoughts on “Fotografia Básica – Velocidade do Obturador

  1. Pingback: Fotografia Básica – Abertura do Diafragma e Profundidade de Campo | Wondercat!

  2. Olá, Fábia! Acabo de adquirir uma Fugifilm S8200 e ainda estou aprendendo a lidar com o “brinquedo”. Suas dicas foram ótimas e estou começando a entender os conceitos básicos. Parabéns pelos artigos sobre fotografia! Tudo de bom! Abraço.

  3. Pingback: Fotografia Básica – Regra dos Terços | Wondercat!

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )