Fotografia Básica – Abertura do Diafragma e Profundidade de Campo

Olá! Caso você tenha perdido, eu já falei sobre ISO e sobre Velocidade do Obturador! 🙂

Leu? Ok, vamos prosseguir 🙂

diafragma

Bom, como vocês devem imaginar, quanto mais o diafragma estiver aberto, mais luz entrará. É como uma janela, se você escancara, deixa tudo muito claro, se você deixa quase fechada, não entra quase nada de luz.
Nem todas as lentes são tão claras. Por exemplo, a lente do “kit” que vem com a câmera (geralmente uma 18-55mm) é bem escura e, para ter fotos claras e bem iluminadas, se não quiser ou não tiver um flash ou algum outro tipo de iluminação,  você terá que comprar outra. Normalmente as mais claras são as fixas. Lentes fixas são as que não tem o “zoom”, como a 50mm, 35mm, 85mm. Lembre-se: NORMALMENTE. Você pode encontrar lentes com zoom que são um pouco mais claras, mas vão te custar absurdos. 😦

Por exemplo, a 70-200mm (que é meu sonho de consumo!) é 2.8 e custa R$6,500 em média. Não é MUITO clara, mas já dá uma diferença enorme da 70-300mm que é 4-5.6 e custa uns R$500.* Ahhhh, mas se eu fotografar em RAW (ainda veremos sobre isso, caso você não saiba o que é!) e clarear no Lightroom ou aumentar bastante meu ISO dá na mesma! Não, não dá. Vai ficar com bastante ruído. 😦 Pois é, entendem porque os books custam caro? O material, as aulas, cursos, é tudo extremamente caro, não fiquem mendigando com seu fotógrafo, por favor!

Bom, mas o diafragma não serve apenas para entrar luz ou não. Ele que também dá aquele desfoque lindinho 🙂
Quanto mais aberto o diafragma, maior o desfoque. Pros que gostam do efeito bokeh (Não sabe o que é? Falarei sobre isso aqui!!), quanto mais aberto, melhor! Mas atenção: isso não significa que se você estiver com sua 18-55mm você não conseguirá o efeito tão querido, se quiserem posto sobre isso depois 🙂

Uma abertura como 1.8,por exemplo, deixa seu fundo bem desfocado, o que pode ser positivo ou negativo. Numa foto em que um objeto tem que ser o foco, por exemplo, isso é ótimo, porque pode haver algo lá atrás que poderia tirar a atenção, mas de tão desfocado isso não acontecerá. Numa de um retrato, pode ser bom também mas tem que saber usar para não focar um olho e desfocar o outro, por exemplo. Depende da visão de cada pessoa, mas também precisamos de bom senso de não desfocar o que deveria estar focado, né? 🙂 (reforçando: depende do bom senso. algumas brincadeirinhas de desfocar o que deveria estar focado ficam boas, sim.)

noivos_post2
A foto acima foi com o diafragma em 1.8, o que a deixou bem clara e com pouca profundidade de campo, viram como ficou desfocado? 😉

Sem Título-1
Já a abertura nessa foi 5. Viram como não desfocou tanto e ficou mais escura? 😉

Bom, nesse post foi isso, gente 🙂 Qualquer dúvida perguntem nos comentários. Se quiserem um post específico podem pedir!

*Os preços citados são do equipamento da Nikon, não sei os preços da Canon.

Anúncios

7 thoughts on “Fotografia Básica – Abertura do Diafragma e Profundidade de Campo

    • Bruna, eu não sei muito sobre canon, mas tenta deixar o diafragma no mais baixo possível. Se não me engano, se você deixar ela com zoom ela vai desfocar ainda mais o fundo, viu? Testa e me conta pra ver se eu não to louca! hahaha

  1. Pingback: Fotografia Básica – Regra dos Terços | Wondercat!

  2. Fábia, pode ser uma pergunta boba, mas não entendo muito de câmeras então talvez você possa me ajudar. Você recomendaria algum tipo de “setup” de câmera ou lentes pra tirar fotos a serem usadas como referência em pintura? Pergunto isso porque é muito comum as câmeras deformarem as cores, sua temperatura e seus valores. Obrigado!

    • Oi Guilherme! Não é uma pergunta boba não :} Você quis dizer quando nós tiramos alguma foto para virar pintura depois, certo? Olha, não posso te dizer o setup pronto pois não sei as condições da foto, externa, interna, nulado ou sol, luz amarela ou azulada, mas acho que é importante você prestar bastante atenção principalmente no balanço de brancos pois é isso o que mais muda as cores, se não souber qual usar faça alguns testes com as configurações do balanço de branco diferentes e escolha a que saiu mais natural. Não esquece que câmeras Canon dão uma leve amarelada na foto naturalmente e as Nikon deixam a cor mais viva. E também cuidado com o diafragma, para deixar em foco tudo o que você quer realmente porque facilita o trabalho de quem pintar depois :} E acredito que fotos claras também facilitem bastante. Espero ter ajudado!

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )