Fotografia de Dança

Olá! Hoje eu vim falar sobre fotografia de dança. Inclusive fotógrafos já vieram pedir ajuda sobre isso, que pra mim é tão natural.
Pra começar, você de preferência terá que entender um pouco do assunto. Por exemplo, quando a bailarina faz determinado passo, é porque ela provavelmente vai fazer algum salto. Quando ela faz outro, é porque vai fazer piruetas. Esse tipo de coisa que você deve ficar alerta, e provavelmente é o maior desafio dos novos fotógrafos na área. Recomendo que você assista a alguns videos de forma crítica e reparando em tudo. Caso faça algum trabalho para fora, se puder assistir a algum ensaio melhor ainda, assim vai conhecendo os desenhos que as bailarinas formarão no palco e os movimentos. Pra mim, essa é a parte mais importante.

Como eu fotografo o ballet da minha mãe, eu peço pra ela não fazer grandes alterações na iluminação, nem luzes muito coloridas, que acabam com qualquer foto. Acredito que se conversar com um cliente e explicar direitinho essa parte, a pessoa entenderá e você não terá problemas.
Eu prefiro quando o ballet não tem cenário. Gosto do fundo básico, assim foca mais nas bailarinas e você não tem aquela confusão com o fundo, mas obviamente isso não está a nosso controle. :}

Gosto de fotografar o ballet como um todo, e não ficar focando em rostos ou coisa do tipo. Não é o rosto que está dançando, são as bailarinas. Se todas estão lá, tem um motivo, que é o desenho, então também não gosto de cortar. Com isso, eu posso fazer facilmente as fotos com uma lente fixa. No caso das fotos desse post, fiz com a 35mm 1.8. Ah, NUNCA use flash, por favor.

Já que comecei a falar sobre equipamentos, usei uma câmera Nikon D3200, com a lente que já disse, nas configurações ISO 400, 1.8 e 1/250s. f / 1.8 não deixou minha foto prejudicada pelo foco, e ainda deixou mais clara (minha câmera não me possibilita um uso de ISO muito alto sem ruído).

Como nem tudo são flores, o pé da bailarina acima NÃO É de verdade hahaha. É o pé dela. Depois de um pouco de photoshop :} Então, sim, você TEM que ter uma base de photoshop pra consertar certos detalhes que estragam as fotos. Por isso é bom você ter conhecimento do assunto. Pernas en dehors, pés e joelhos esticados, são extremamente importantes e você não quer fotos “mais ou menos”. Pretendo postar o antes e o depois e um tutorial, se quiserem é só comentar.

Nenhuma dessas fotos teve edição na iluminação ou cor.

Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida ou pedido é só comentar 😀

Anúncios

3 thoughts on “Fotografia de Dança

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s