Como é a Faculdade de Design Gráfico?

Como Design Gráfico é um curso novo, muitas pessoas ainda tem curiosidade, não sabem o que é, ou querem saber de quem já está formado se vale a pena, e é por isso que eu resolvi fazer esse post. Vou dar a minha opinião pra tentar ajudar :}

Meu curso foi tecnológico, ou seja, foram apenas dois anos, mas sim, gente, é uma faculdade, o diploma é o mesmo.

Quais as matérias?
Vou passar pra vocês a grade da MINHA faculdade. outras podem ser diferentes, mas acredito que o básico seja esse.
1º semestre: Desenho, Fundamentos de Arte e do Design, Informática Aplicada ao Design, Programação Visual, Teoria das Cores.
2º semestre: Fotografia, Técnicas de Ilustração, Técnica de Tratamento e Manipulação de Imagens, Identidade Visual, Editoração Eletrônica.
3º semestre: Design de Produtos e Embalagem, Design Editorial, Tipografia, Produção Gráfica, Legislação, Ética e Sociedade.
4º semestre: Design 3D, Design para Web, Empreendedorismo, Portfólio, Técnicas de Animação e Multimídia, Tópicos Avançados em Design Gráfico.
Todos os semestres eu tive Projeto Integrador.

Bom, o Design é a parte prática de Publicidade e Propaganda, é assim que eu respondo quando a pessoa pergunta sobre o que é minha faculdade.

Compensa?
Depende. É um curso novo, nem todos os professores estão preparados para isso, e existem muito poucos, o que faz com que a faculdade repita várias vezes os professores em várias matérias. Esse semestre tinham 2 professores que claramente não sabiam NADA sobre as matérias que estavam dando aula. Isso acaba dando um desanimo muito grande. Mas isso foi na MINHA faculdade, pode ser que existam outras com professores realmente qualificados, né? Mas prefiro atentar que pelo curso ser novo é difícil. A matéria que você vai ver é bem básica. Você não sai de lá sabendo tudo a não ser que você tenha interesse em ir atrás das coisas também na internet (sinceramente, vai aprender mais correndo atrás que nas aulas).

Ahhhh, mas você é fotógrafa, o que tem a ver?
Tudo. Fotógrafos passam mais tempo de seu trabalho nas redes sociais divulgando o trabalho e fazendo contatos do que fotografando. Teoria das cores pode ajudar a compor o trabalho, também tem tratamento de imagens, editoração (para fazer os albuns, né?) e a fotografia mesmo. Sem contar que você acaba aprendendo muito sobre outras coisas que envolvem, então sim, é legal para fotógrafos cursar Design Gráfico!

O que você fazia nos Projetos Integradores?
Gente, é a parte mais divertida, sério! Nós já planejamos eventos (falsos, claro), já fizemos revistas, livros, redesign de marcas. É o momento em que você bota todo seu talento à prova, tudo o que aprendeu é usado.

É um curso interessante, sim, mas precisamos de professores qualificados para aí sim abrirmos o curso.

Anúncios

4 thoughts on “Como é a Faculdade de Design Gráfico?

  1. Quase cursei design gráfico, mas desisti e fiz pp mesmooo, ate agora eu to gostando bastante mas as materias teoricas sao um pe no saco, acho que eu ia gostar ainda mais de design rs

  2. Pingback: Profissão Fotógrafa | Wondercat!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s