[DICA] Como empanar sem ovo

couve flor empanada vegana

Preciso pedir perdão pela foto! Sempre que faço alguma receita, nunca aguento esperar pra tirar uma foto bacaninha, ai vai com o celular mesmo e rápido pra poder comer hahaha.

Bom, uma coisa que passei um ano sem comer até descobrir como fazia, era beringela/couve flor empanada. A receita original leva ovo e afins, e até uns meses atrás eu não sabia como substituir.
É bem simples: água + farinha + tempero.
Isso mesmo.

Bom, vamos facilitar. Eu faço por olho, já que faço em uma quantidade boa. Como você nunca fez, faça o seguinte: 2 colheres de chá de farinha, e 5 colheres de chá de água. Mistura bem! É essa a textura que deve ficar. É algo meio pastoso e grudento. Acho que ficar medindo dá muito trabalho, já que gasta uma quantidade generosa, é só pra entender a textura, à partir disso, vai fazendo no olho!

Com essa massinha feita, eu geralmente coloco alho (uso alho picado que vem em potinhos) e sal, isso vai de gosto. Se quiser colocar mais temperos, fique à vontade. Eu não arrisco muito pela minha falta de talento culinário! 😛

Depois é só passar na farinha de rosca e fritar! Ah, algumas pessoas fazem esse processo (pastinha de agua+farinha e farinha de rosca) duas vezes, pra ficar mais crocante. Acho isso válido para a couve flor, mas a beringela já fica bem crocante com apenas uma camada!

Gostaria de avisar aqui que couve flor pede mais tempero que a beringela.

Claro que você pode usar essa pastinha para empanar o que quiser, eu usei a beringela e couve flor de exemplos já que é o que eu faço de vez em quando! Ah, e a couve flor demora mais para ficar douradinha (não sei se isso acontece com o ovo também, mas achei válido avisar!).

Enfim, é essa a dica simples e extremamente útil para quem está em transição. Espero ter ajudado alguém. ♥

One thought on “[DICA] Como empanar sem ovo

Deixe uma Resposta

